Porto 24 horas já!
SÃO
PAULO – Se tudo correr bem, até março de 2014, as obras do trecho Leste do
Rodoanel estarão concluídas. Isso significará acesso rápido ao Porto de Santos
e ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, já que o novo
trecho fará a ligação do trecho Sul do Rodoanel e do sistema
Anchieta-Imigrantes com as rodovias SP-06 (Itaquaquecetuba-São José dos
Campos), Airton Senna e Dutra.
A
previsão é que o trecho Leste do Rodoanel receba um tráfego de cerca de 24 mil
veículos por dia, dos quais pelo menos 60% serão caminhões e carretas.
Obviamente, a maioria desses veículos terá como origem e destinação final o
Porto de Santos.
Portanto,
é de imaginar o caos que haverá na entrada de Santos. Afinal, hoje a situação
já é caótica: diariamente, no fim da tarde e no início da noite, filas de
caminhões travam completamente o trânsito por quilômetros. É uma situação que
já se arrasta há anos e que se agrava à medida que aumenta a quantidade de
veículos, sem que haja intervenções fundamentais por parte do poder público.
Uma
saída – o que não significa uma solução – seria o governo estadual apressar a
execução do projeto que prevê transformar a Marginal Sul Anchieta e a Avenida
Bandeirantes em duas pistas de apoio à Via Anchieta, com a construção de um
elevado para separar os veículos pesados dos automóveis, criando uma alça para
acesso direto dos caminhões ao Porto.
Uma
alternativa – que não invalida a proposta anterior – seria a Companhia Docas do
Estado de São Paulo (Codesp) colocar em prática o projeto Porto 24 horas,
elaborado há tempos pelo Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado
de São Paulo (Comus), da Associação Comercial de São Paulo, que prevê a
operação de empresas que atuam no complexo portuário santista tanto de dia como
de noite.
É
de ressaltar que a Brado Logística, empresa criada a partir de uma parceria da
concessionária ALL e da operadora logística Standard, há oito meses, deu início
a serviços ferroviários noturnos em parceria com a Santos Brasil, empresa que
explora o Terminal de Contêineres (Tecon). Já é o início de um modelo que tem
por objetivo mais bem distribuir os trabalhos e aumentar o potencial de
movimentação de cargas, com maior utilização do modal ferroviário, diminuindo
as possibilidades de congestionamento nas rodovias e vias de acesso ao Porto.
No
entanto, é necessário aprofundar esse modelo com o funcionamento do complexo
marítimo, inclusive da Receita Federal e de outros órgãos ligados à atividade
portuária. Só assim será possível enfrentar os impactos que a presença de mais
caminhões trafegando no Rodoanel trará não só ao trânsito como ao meio ambiente
de São Paulo e da Baixada Santista. Portanto, é preciso adotar o projeto Porto
24 horas com a máxima urgência. Aliás, passou até da hora. Milton Lourenço - Brasil
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Milton
Lourenço é presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Sindicato dos
Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo
(Sindicomis) e da Associação Nacional dos Comissários de Despachos, Agentes de
Cargas e Logística (ACTC). E-mail: fiorde@fiorde.com.br. Site:
www.fiorde.com.br.
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