A
Assembleia-Geral Anual 2017 da AICEP realizar-se-á no próximo dia 11 de maio,
pelas 09:30 horas, no Hotel Windsor Plaza Brasília, em Brasília (Brasil).
Igualmente, nos próximos
dias 11 e 12 de maio, conforme respetivo programa que pode consultar abaixo,
realizar-se-á também, no Hotel Windsor Plaza Brasília, em Brasília (Brasil), o
XXV Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2017, este ano sob o tema "O
digital: dimensões, benefícios, oportunidades e riscos".
Este evento vai reunir Presidentes, CEO’s, Administradores, Altos Diretores e
outros Dirigentes das empresas operadoras de Comunicações (Correios e
Encomendas, Telecomunicações e Conteúdos de Televisão) e dos Órgãos Reguladores
do Sector Membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial
Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique,
Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta
importante Associação Internacional.
O mundo está a mudar a um ritmo acelerado. Todos os dias surgem novas
tecnologias que mudam a forma como comunicamos, como fazemos negócios ou
interagimos com o que nos rodeia. Vivemos num mundo muito mais interligado e,
atualmente, computadores, smartphones, tablets, redes sociais,
ligações wireless, mobilidade,
navegação na nuvem e mensagens instantâneas são parte intrínseca das nossas
rotinas diárias e, nos próximos anos, o número de “coisas” ligadas à internet e
entre si vai crescer exponencialmente. Já está, de resto, a crescer.
As gerações mais jovens cresceram sob a influência do digital e estão
intimamente familiarizadas com a tecnologia, o que vai conduzir o mundo para
uma nova era digital que abre possibilidades sem precedentes para as pessoas e
para as organizações. Existem vários benefícios significativos na adoção do
digital, o que representa atualmente um maior leque de oportunidades para todos
os que procuram a transformação digital. Por outro lado, para os que não
adotarem o digital, o futuro será incerto e estarão expostos a grandes riscos
de negócio.
Neste contexto, é muito importante compreender porque é que as empresas se
devem manter na era digital (aquelas que já estão) e devem entrar na era
digital (aquelas que ainda não o fizeram) e quais são as suas dimensões, os
seus benefícios, as suas oportunidades, mas também os seus riscos, em suma, os
pontos fortes e fracos relevantes que têm que ser abordados rapidamente de modo
a evitar colocar em perigo o seu futuro no mundo digital e, pelo contrário, que
permitam prosperar num futuro digital.
A transformação digital é um processo complexo que cria algumas incertezas que
é indispensável combater; é preciso haver disponibilidade para correr riscos;
aprender-se com os erros e tomar medidas reiteradas de forma a implementar-se
uma nova cultura, novos processos e novas e melhores tecnologias que permitam
às empresas competir nos mercados modernos em que atuam. A falta de ação hoje
terá um impacto significativo no futuro. Assim, é imperioso agir e coordenar
esforços entre as organizações para garantir que aderem ao digital e que estão
preparadas para os muito competitivos e exigentes anos futuros, em que, numa
nova realidade, a forma como interagimos socialmente e como nos comportamos é
diferente, pois, o digital, de certo modo, não é uma continuação ou
desenvolvimento “do como se tem feito”, mas uma nova forma de fazer.
E tudo isto afeta também naturalmente as atividades dos operadores de correios
e encomendas, de telecomunicações, de comunicações eletrónicas e de conteúdos e
dos respetivos Reguladores sectoriais em todo o mundo e, portanto, também no
Mundo Lusófono.
Quais são, por isso, as tendências que se desenham para o futuro; como vai o
digital continuar a modificar as vidas das organizações e das pessoas; quais as
principais recomendações para as organizações e qual a melhor forma de
enfrentar os desafios, as oportunidades e os riscos, são temas de grande
importância e atualidade para reflexão e análise no âmbito dos 3 painéis
temáticos – (i) “Os correios e encomendas na era digital:
desafios e oportunidades de transformação. Novos serviços e otimização da rede
postal”; (ii) Desafios e oportunidades da
transformação digital nos setores de telecomunicações, conteúdos e media; (iii) “Estado e Tendências das Comunicações
Lusófonas” – que, para além de uma prévia intervenção enquadradora,
sobre “O digital: dimensões, benefícios, oportunidades e riscos”
– integram este XXV Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.
Com a presença dos líderes dos Operadores e Reguladores membros da Associação
Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), de inúmeros
outros participantes e convidados, e de entre estes, de membros do Governo da
República Federativa do Brasil e de representantes diplomáticos dos diversos
Países de Expressão Portuguesa representados nesta Associação, vão ouvir-se
vários especialistas e proceder-se a um intenso trabalho de reflexão e debate
sobre o mencionado tema que não poderia ser mais oportuno para o setor das
comunicações, constituindo o debate que se irá fazer um contributo essencial
para analisar o rumo que deve ser seguido para acompanhar a revolução digital
que estamos a assistir e a viver.
Este contributo para a Sociedade das Comunicações e do Digital é uma missão em
que a Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa se revê
e em que se empenha permanentemente, fazendo da mesma, cada vez mais, agora e
no futuro, a parceira natural das Comunicações do Mundo da Lusofonia. In “Associação
Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa”
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