O movimento de mercadorias nos
portos espanhóis superou no ano passado os 495 milhões de toneladas (mais 1,4%
em termos homólogos).
O crescimento da actividade
foi garantido exclusivamente pela carga geral, e muito em particular pela carga
geral contentorizada, que cresceu 5,7% e atingiu os 168,4 milhões de toneladas,
tornando-se o segmento mais importante. A carga geral fraccionada aumentou 3,6%
para 67,5 milhões de toneladas.
Ao invés, os granéis perderam
terreno: 0,17% os líquidos, para 167,8 milhões de toneladas; 4,4% os sólidos,
para 91,8 milhões de toneladas.
O porto da Baía de Algeciras
confirmou a sua posição de número um no sistema portuário espanhol, com 102,9
milhões de toneladas (mais 4,7%). Atrás dele mantiveram-se Valência (71,3
milhões de toneladas, mais 1,7%) e Barcelona (48,8 milhões de toneladas, mais
3,8%).
O porto de Alicante
destacou-se como o que mais cresceu face a 2015: 32,6% até aos 3,5 milhões de
toneladas. Já Gijon e Santander estiveram nos antípodas, a perder 13%, para
18,4 e 4,9 milhões de toneladas, respectivamente.
Barcelona
em destaque nos contentores
O movimento de contentores nos
portos espanhóis cresceu 5,5% e superou os cinco milhões de TEU. Algeciras
liderou mas Barcelona destacou-se com um crescimento a dois dígitos.
No total, os portos do país
vizinho movimentaram 15080009 TEU. Algeciras cresceu 5,4%, em linha com o
mercado, e atingiu os 4759571 TEU. O suficiente para destronar Valência do
primeiro lugar. O agora segundo no ranking cresceu apenas 2,3% e ficou-se pelos
4722273 TEU.
No terceiro lugar manteve-se
Barcelona. Mas o porto da cidade condal destacou-se a crescer 13,9%, com isso
chegando aos 2337818 TEU.
Atrás de Barcelona (e de
Sines, à escala ibérica) situou-se Las Palmas, com 916597 TEU movimentados,
mais 1,7% que o realizado em 2015. In “Transportes & Negócios” - Portugal
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