A empresa estatal Trenes
Argentinos Cargas acaba de inaugurar um novo Centro de Controle de Tráfego que
lhe permite monitorar, em tempo real, o posicionamento dos trens e sua
velocidade ao longo de 9 mil quilômetros de vias, bem como a autorizar a circulação
e ativar a frenagem automática das composições em caso de emergência.
O projeto faz parte da
política de modernização da malha férrea argentina e contou com investimentos
da ordem de 128 milhões de pesos argentinos (ou cerca de 8,2 milhões de
dólares). O desenvolvimento e implantação foram conduzidos pela Trenes
Argentinos Cargas com tecnologia da empresa brasileira ART - ART Rail
Technology. Para conquistar o contrato, a brasileira saiu vencedora de uma
licitação internacional envolvendo alguns dos maiores players globais do setor
de tecnologia ferroviária.
A instalação do Centro de
Controle integra um ambicioso plano de modernização da malha ferroviária
encampado pelo Governo da Argentina, que têm previsão de investimentos da ordem
de 14 bilhões de dólares até 2023. Neste projeto específico, a ART atua como
fornecedor "turn key", isto é, com responsabilidade pela entrega de
um pacote completo de serviços e soluções cobrindo todas as etapas de concepção
e execução do projeto, bem como sua manutenção posterior.
A cerimônia de inauguração,
ocorrida no início de junho, contou com a presença do Ministro dos Transportes
da Argentina, Guilhermo Dietrich. Ele destacou a ativação do Centro de Controle
como mais uma etapa na valorização do modal ferroviário por parte do Governo
Argentino. "Este sistema é parte do nosso compromisso de reativar as
ferrovias de cargas, após décadas de desinvestimentos. Estamos levando adiante
também a renovação de 1600 km de vias para beneficiar as províncias do norte
argentino e para reativar as economias regionais", afirmou Guilhermo Dietrich.
As três linhas ferroviárias
atendidas pelo Centro de Controle de Tráfego percorrem 17 províncias
argentinas, com mais de 9 mil quilômetros de vias. Antes, esta estrutura
funcionava com antiquados e caros sistemas de comunicação por satélite ou
dependiam do uso de ligações de celulares para a comunicação com os condutores
para consultá-los sobre o posicionamento do trem ao Centro de Comando; um
sistema sujeito a falhas de sinal ou de comunicação. In “Portogente”
- Brasil
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