Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Reabilitação

Timor-Leste: Quando um pequeno trecho de estrada faz a diferença

Num país onde 75 por cento da população vive em áreas rurais e 40 por cento vive abaixo do nível de pobreza, melhorar um pequeno percurso de estrada pode significar mais empregos e uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores rurais e famílias.

Adriano Trindade Ximenes, 47 anos, vive na aldeia Hatugau, Ermera um distrito litoral na parte centro-oeste do Timor-Leste. Ele e sua esposa Pasquela têm sete filhos, algo que não é excepcional nas famílias deste país.

A família vive da agricultura de subsistência e dos poucos rendimentos com a venda de produtos agrícolas, como milho e batata-doce. O cultivo de café dá-lhes um acréscimo de 400 dólares por ano. Mas o caminho para o mercado é longo e difícil, e o dinheiro que eles ganham não é suficiente para pagar o material escolar e medicamentos para seus filhos.

Há oito meses atrás, Ximenes Trindade foi contratado por uma empresa de construção local para trabalhar na estrada entre as cidades de Letefoho Vila e Leimea Sorinbalu. É um caminho de 10,5 quilômetros que liga as aldeias da região com o mercado de Letefoho Vila. Ao todo, cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas com a nova estrada. Embora seja um emprego a curto prazo, o dinheiro extra é muito importante para a família e a construção da nova estrada é duplamente vantajoso para eles. "Antes não tínhamos oportunidade de trabalho. Quando começou o projecto da estrada ficámos muito felizes em participar. O trabalho às vezes pode ser difícil, mas estamos felizes em fazê-lo. Uma estrada mais transitável facilita o transporte e agora sentimos que podemos ficar melhor ", disse Ximenes Trindade.

Segundo Graciano Soares, chefe da aldeia de Hatugau, uma estrada melhor significa mais negócios e uma melhor qualidade de vida.

"Facilitar o acesso para transportar as mercadorias fora e dentro de nossas comunidades tem produzido benefícios económicos diretos e imediatos para a nossa aldeia. Graças à estrada estar mais transitável, diminuiu o custo de transporte quase para metade e agora também temos acesso ao transporte de ambulância ", assinalou.

O projecto de estrada e o emprego de Ximenes Trindade foram possíveis graças ao “Projecto Enhancing Rural Access"(ERA, Melhorar o acesso às zonas rurais), financiado pela União Europeia, e ao “Projecto Roads for Development” (R4D, estradas para o desenvolvimento), financiado pelo Governo da Austrália.

O objectivo destes dois projectos de grande escala - implementados pela OIT em parceria com o Governo de Timor-Leste - é melhorar as infraestruturas rurais do país, através da formação e contratação de empresas locais para a construção e manutenção de estradas com o uso intensivo de mão-de-obra. As empresas contratam os membros da comunidade para trabalhar no programa de reparação de estradas.

Criação de postos de trabalho através do setor privado

Ambos os projetos contribuem para crias as tão necessárias oportunidades de trabalho para as pessoas que vivem nas áreas rurais de Timor-Leste. Pelo menos 30 por cento dos trabalhadores contratados são mulheres.

A OIT trabalha com a Secretaria de Estado para o apoio e promoção do sector privado (SEAPRI), através do projecto ERA para formar os empreiteiros timorenses na construção de estradas e na gestão de contratos.

"SEAPRI é uma nova instituição governamental responsável por apoiar e desenvolver o setor privado em Timor-Leste e estamos muito satisfeitos por trabalhar com a OIT para fortalecer a capacidade dos empresários locais e ajudá-los a alcançar seus objetivos" declarou Veneranda Lemos, Secretária de Estado para o apoio e promoção do sector privado.

Eugénia Monteiro Turquel é a Directora da Promiamor, uma jovem empresa local que está responsável pela reabilitação de dois dos 10,5 km da estrada   Letefoho Vila - Leimea Sorinbalu.

"A minha empresa foi seleccionada para trabalhar nesta estrada. O programa proporcionou formação técnica para os meus técnicos e supervisores, e eu tenho participado em acções de formação em gestão de negócios e contratos. O pessoal da OIT está nos apoiando para garantir que tudo corra bem", explicou. Monteiro Turquel contratou 90 membros da comunidade local. O salário diário é de 4,5 dólares diários, que corresponde ao salário mínimo.

A sua empresa recebeu formação na utilização intensiva de mão-de-obra, como a maximização do uso dos recursos locais e equipamentos necessários para satisfazer as normas técnicas e de engenharia, bem como a organização e gestão de uma grande força de trabalho, garantindo por sua vez a rentabilidade das operações e a qualidade do trabalho.

Van Samsan, engenheiro da OIT em técnicas de trabalho intensivo, supervisiona o trabalho realizado pelas empresas.

"Oferecemos o nosso apoio às empresas através da assessoria técnica e de gestão. Nós controlamos a qualidade do trabalho e garantimos que as empresas respeitem os prazos. A maioria delas tinha alguma experiência em obras civis, geralmente em estradas, mas mesmo nestes casos, muitas vezes, não tinham os conhecimentos técnicos e necessitavam de actualizar as suas competências na gestão de contratos ", afirmou.

Mais de uma centena de empresas locais têm recebido a mesma formação através dos programas ERA e R4D e estão abrindo caminho através da rede de estradas rurais do país.

"Nas comunidades onde os ganhos efectivos são geralmente muito baixos, o programa ajuda a gerar rendimento adicional para as famílias nos meios rurais. E, graças à reabilitação das estradas, as comunidades locais têm acesso a um melhor sistema de transporte público e ao aumento da actividade económica ", concluiu Robert Pes, Chefe da missão da OIT em Timor-Leste. Organização Internacional do Trabalho - Suíça
Tradução Baía da Lusofonia


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