Timor-Leste: Quando um pequeno trecho de
estrada faz a diferença
Num país onde 75 por cento da população vive
em áreas rurais e 40 por cento vive abaixo do nível de pobreza, melhorar um
pequeno percurso de estrada pode significar mais empregos e uma melhor
qualidade de vida para os trabalhadores rurais e famílias.
Adriano Trindade Ximenes, 47 anos, vive na
aldeia Hatugau, Ermera um distrito litoral na parte centro-oeste do
Timor-Leste. Ele e sua esposa Pasquela têm sete filhos, algo que não é
excepcional nas famílias deste país.
A
família vive da agricultura de subsistência e dos poucos rendimentos com a
venda de produtos agrícolas, como milho e batata-doce. O cultivo de café
dá-lhes um acréscimo de 400 dólares por ano. Mas o caminho para o mercado é
longo e difícil, e o dinheiro que eles ganham não é suficiente para pagar o
material escolar e medicamentos para seus filhos.
Há oito meses atrás, Ximenes Trindade foi
contratado por uma empresa de construção local para trabalhar na estrada entre
as cidades de Letefoho Vila e Leimea Sorinbalu. É um caminho de 10,5 quilômetros
que liga as aldeias da região com o mercado de Letefoho Vila. Ao todo, cerca de
1.500 famílias serão beneficiadas com a nova estrada. Embora seja um emprego a
curto prazo, o dinheiro extra é muito importante para a família e a construção
da nova estrada é duplamente vantajoso para eles. "Antes não tínhamos
oportunidade de trabalho. Quando começou o projecto da estrada ficámos muito
felizes em participar. O trabalho às vezes pode ser difícil, mas estamos
felizes em fazê-lo. Uma estrada mais transitável facilita o transporte e agora
sentimos que podemos ficar melhor ", disse Ximenes Trindade.
Segundo Graciano Soares, chefe da aldeia de
Hatugau, uma estrada melhor significa mais negócios e uma melhor qualidade de
vida.
"Facilitar o acesso para transportar as
mercadorias fora e dentro de nossas comunidades tem produzido benefícios económicos
diretos e imediatos para a nossa aldeia. Graças à estrada estar mais
transitável, diminuiu o custo de transporte quase para metade e agora também
temos acesso ao transporte de ambulância ", assinalou.
O projecto de estrada e o emprego de Ximenes
Trindade foram possíveis graças ao “Projecto Enhancing Rural Access"(ERA,
Melhorar o acesso às zonas rurais), financiado pela União Europeia, e ao “Projecto
Roads for Development” (R4D, estradas para o desenvolvimento), financiado pelo
Governo da Austrália.
O objectivo destes dois projectos de grande escala
- implementados pela OIT em parceria com o Governo de Timor-Leste - é melhorar
as infraestruturas rurais do país, através da formação e contratação de
empresas locais para a construção e manutenção de estradas com o uso intensivo
de mão-de-obra. As empresas contratam os membros da comunidade para trabalhar
no programa de reparação de estradas.
Criação de postos de trabalho através do
setor privado
Ambos os projetos contribuem para crias as
tão necessárias oportunidades de trabalho para as pessoas que vivem nas áreas
rurais de Timor-Leste. Pelo menos 30 por cento dos trabalhadores contratados
são mulheres.
A OIT trabalha com a Secretaria de Estado
para o apoio e promoção do sector privado (SEAPRI), através do projecto ERA para
formar os empreiteiros timorenses na construção de estradas e na gestão de
contratos.
"SEAPRI é uma nova instituição
governamental responsável por apoiar e desenvolver o setor privado em
Timor-Leste e estamos muito satisfeitos por trabalhar com a OIT para fortalecer
a capacidade dos empresários locais e ajudá-los a alcançar seus objetivos"
declarou Veneranda Lemos, Secretária de Estado para o apoio e promoção do
sector privado.
Eugénia Monteiro Turquel é a Directora da
Promiamor, uma jovem empresa local que está responsável pela reabilitação de
dois dos 10,5 km da estrada Letefoho Vila - Leimea Sorinbalu.
"A minha empresa foi seleccionada para
trabalhar nesta estrada. O programa proporcionou formação técnica para os meus
técnicos e supervisores, e eu tenho participado em acções de formação em gestão
de negócios e contratos. O pessoal da OIT está nos apoiando para garantir que
tudo corra bem", explicou. Monteiro Turquel contratou 90 membros da
comunidade local. O salário diário é de 4,5 dólares diários, que corresponde ao
salário mínimo.
A sua empresa recebeu formação na utilização
intensiva de mão-de-obra, como a maximização do uso dos recursos locais e
equipamentos necessários para satisfazer as normas técnicas e de engenharia,
bem como a organização e gestão de uma grande força de trabalho, garantindo por
sua vez a rentabilidade das operações e a qualidade do trabalho.
Van Samsan, engenheiro da OIT em técnicas de
trabalho intensivo, supervisiona o trabalho realizado pelas empresas.
"Oferecemos o nosso apoio às empresas
através da assessoria técnica e de gestão. Nós controlamos a qualidade do
trabalho e garantimos que as empresas respeitem os prazos. A maioria delas
tinha alguma experiência em obras civis, geralmente em estradas, mas mesmo nestes
casos, muitas vezes, não tinham os conhecimentos técnicos e necessitavam de
actualizar as suas competências na gestão de contratos ", afirmou.
Mais de uma centena de empresas locais têm recebido
a mesma formação através dos programas ERA e R4D e estão abrindo caminho através
da rede de estradas rurais do país.
"Nas comunidades onde os ganhos efectivos
são geralmente muito baixos, o programa ajuda a gerar rendimento adicional para
as famílias nos meios rurais. E, graças à reabilitação das estradas, as
comunidades locais têm acesso a um melhor sistema de transporte público e ao
aumento da actividade económica ", concluiu Robert Pes, Chefe da missão da
OIT em Timor-Leste. Organização
Internacional do Trabalho - Suíça
Tradução Baía da Lusofonia
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