"Configura-se como uma tradição dentro de nossa associação, que completará o seu cinquentenário em 2014: o Presidente da ALFAL assume as funções de director-editor da revista institucional Lingüística. Esta é a razão pela qual assumi esta responsabilidade sucedendo a Diretora anterior, Alba Valencia Espinoza, que, por sua vez, substituiu Ataliba Teixeira de Castilho que, por sua vez, sucedeu o fundador da revista Humberto López Morales. A propósito, como toda a tradição, esta regra e a atribuição de funções dentro da associação não estão registradas por nenhum texto regimental.
Tendo em vista o excelente trabalho feito por meus antecessores, sei que a responsabilidade é muito grande. Procurarei estar à altura das circunstâncias, oferecendo a nossos sócios uma revista dinâmica e moderna, na qual, de acordo com a natureza da associação, tenham espaço os mais diferentes temas que ocupam a linguística e filologia atuais. Assim Lingüística é uma revista geral de linguística e filologia que promove (como faz a própria associação) o contato e intercâmbio entre linguistas pesquisadores de disciplinas diferentes cujos artigos, teórica e metodologicamente rigorosos, exploram aspectos das línguas espanhola, portuguesa e ameríndias.
Isso podia levar a que, finalmente, a revista, de tão geral, não tivera interesse a ninguém em particular. Este perigo é sanado através de uma harmonização na escolha dos artigos de cada número, quer por sua similaridade temática, teórica e/ou metodológica, quer pelo contraste que podem oferecer ao leitor interessado em temas que estão além de sua especialização estrita, o que é, sem dúvida, desejável." Adolfo Elizaincín – Uruguai
Sem comentários:
Enviar um comentário