Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 3 de maio de 2025

Brasil – Escritor angolano Ismael Farinha declama poemas na cidade de São Paulo

O poeta angolano Ismael Farinha, autor do livro “Prelúdio: Dito Interdito”, participou, hoje, do Sarau denominado “Do Caiás”, que aconteceu no Casarão Multicultural, na cidade de São Paulo



Em declarações ao Jornal de Angola, Ismael Farinha disse que é para si uma honra receber o convite para declamar os poemas autorais fora de Angola, o que mostra que tem sido observado.

A actividade, explicou, é uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, que fez o convite, e terá participação de poetas e poetisas brasileiros, e durante o evento vai declamar poemas autorais, com realce para “África”, “Muxima wua mi” e “Relógio do tempo”.

“Estes dois últimos poemas fazem parte do meu livro de poesia lançado no dia 27 de Fevereiro do ano passado”, informou.

Ismael Farinha referiu que se sente expectante, porque o convite mostra que tem sido observado, tanto é que estes reconhecimentos, convites ou parcerias que os artistas, em geral, vivem, acrescenta algum valor na carreira artística.

“Sinto-me lisonjeado e bastante feliz, porque é um ganho para mim, é o reconhecimento da minha carreira como poeta. Isso demonstra, também, a ponte que se tem criado entre Angola e o Brasil, em vários domínios das artes”, admitiu.

Ismael Farinha sublinhou que o convite que recebeu para participar do recital no Brasil traz para si um sentimento de dever cumprido pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos.

O poeta ressaltou que é fundamental que os artistas que se empenham sejam reconhecidos pelo trabalho que fazem.

O país, reforçou, vai celebrar o seu cinquentenário como uma nação independente e o Brasil foi o primeiro Estado do mundo a reconhecer a Independência de Angola. Com o convite, explicou, é o início da internacionalização da carreira enquanto poeta.

“Tenho trabalhado ao longo de dez anos com o escritor e jornalista brasileiro Roberto Leal, tenho participado com contos, crónicas e poesias na Revista Romira, no sentido de internacionalizar a minha carreira”, ressaltou o poeta. Armindo Canda – Angola in “Jornal de Angola”  


Sem comentários:

Enviar um comentário