Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 21 de abril de 2024

Cabo Verde – É o segundo país dos PALOP com mais estudantes no Ensino Superior em Portugal

O relatório “Perfil do Estudante dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nas Instituições do Ensino Superior em Portugal”, referente ao período de 2015 a 2021, revela que Cabo Verde se destaca como o segundo país dos PALOP com o maior número de candidatos inscritos nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal. Com um total de 22592 inscritos, o país evidencia uma preferência por áreas como Ciências Empresariais e Administração, Engenharia e Tecnologias Afins, e Saúde


Segundo o relatório agora revelado, do total de 22.592 inscritos, 9158 estão no ensino universitário, dos quais 5106 são mulheres e 4052 homens. No ensino politécnico, 13434 estudantes estão inscritos, sendo 7525 mulheres e 5909 homens.

Os estudantes cabo-verdianos demonstram preferência por determinadas instituições de ensino. Nos institutos politécnicos, destacam-se o Instituto Politécnico de Bragança (5361 estudantes), seguido pelo Instituto Politécnico de Lisboa (1096) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (994).

Quanto às universidades mais procuradas, destacam-se a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Évora.

No que diz respeito às áreas de estudo mais populares entre os estudantes cabo-verdianos em Portugal, as principais são Ciências Empresariais e Administração (4481 estudantes), Engenharia e Tecnologias Afins (3731) e Saúde (2722).

O relatório também aborda o número de inscritos por ciclos de estudos. No curso de doutoramento/3º ciclo, há 736 estudantes cabo-verdianos, sendo 432 homens e 304 mulheres.

No mestrado/2º ciclo, estão inscritos 5634 estudantes, sendo 3.096 mulheres e 2538 homens. Já no curso de licenciatura/1º ciclo, encontram-se inscritos 14058 estudantes, com 8070 mulheres e 5988 homens.

Destaca-se ainda a liderança do Instituto Politécnico de Bragança como a instituição mais procurada por estudantes cabo-verdianos em termos de número de inscritos.

Além disso, o relatório menciona a presença de estudantes cabo-verdianos em cursos de especialização, pós-licenciatura, especialização tecnológica e cursos Técnico Superior Profissional, evidenciando a diversidade de áreas de estudo exploradas por essa comunidade académica em Portugal.

Relatório

Clara Carvalho, do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, explicou à Lusa que algumas instituições implementam um “Semestre Zero”, permitindo aos alunos familiarizarem-se com a pedagogia e o sistema de ensino, o que tem mostrado ser muito eficaz.

O relatório concluiu que os estudantes africanos não enfrentam falta de competências académicas, mas enfrentam desafios significativos de integração devido à falta de familiaridade com os conteúdos, o método de ensino e, frequentemente, barreiras linguísticas, além de dificuldades económicas em muitos casos.

Entre as recomendações, os autores sugerem a criação de provas de ingresso para estudantes dos regimes especiais que não tenham realizado exames nacionais nos seus países, bem como a implementação de um período de preparação e integração ou um Ano Zero para alunos sem experiência prévia em exames em Portugal.

Além disso, são propostas medidas como a agilização do processo de vistos e o estabelecimento de contactos directos entre instituições de diferentes países para facilitar a integração dos estudantes.

Nos últimos anos, o sistema de ensino superior em Portugal registou um aumento significativo no número de estudantes dos PALOP, com destaque para um aumento de 900% entre 2015 e 2021 entre os estudantes guineenses.

O relatório aponta Angola como o país com maior número de alunos em Portugal durante o período analisado (2015-2021), embora Cabo Verde e a Guiné-Bissau tenham sido os países com maior crescimento nos últimos anos, sendo hoje os dois países com mais estudantes. Sheilla Ribeiro – Cabo Verde in “Expresso das Ilhas” com “Lusa”


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