Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 21 de abril de 2024

Goa - O último livro de Alexandre Moniz Barbosa é uma história intrigante

O jornalista e autor, Alexandre Moniz Barbosa, compartilha percepções sobre o seu mais novo livro, “Colonial Sunset”, e o que moldou a história que ele procurava contar


Mesmo enquanto respiramos agora, em algum lugar, alguém está a inventar uma história que pretende nos levar a uma montanha-russa de emoções - fazendo os nossos olhos lacrimejarem ou soltando uma risada - impactando-nos de uma forma que nunca teríamos imaginado.

O objectivo final é sempre estimular os leitores com informações interessantes e tocar um ou dois corações, deixando os pensamentos preencherem o papel. Mas tudo começa com algo simples, como a intenção de contar uma história, e este autor tem algo a partilhar.

Tendo anteriormente escrito livros como Goa Rewound, Raw Earth, Kaddio Boddio, no seu novo livro, intitulado Colonial Sunset, o autor-jornalista Alexandre Moniz Barbosa tece uma história de amor entre uma mulher goesa e um soldado português.

Esta obra de ficção desenrola-se tendo como pano de fundo a libertação de Goa, no meio da agitação política e da incerteza, abordando temas como o amor, a liberdade e o preconceito. 

Publicado pela Editora Broadway, Pangim, o livro teve o lançamento no passado sia 19 de abril, na Fundação Oriente, Fontainhas, Pangim.

Em declarações à Gomantak Times Digital, Alexandre Moniz Barbosa partilha o que moldou a história que procurou contar.

Qual foi a ideia que deu origem a “Colonial Sunset”, o seu sexto livro, e por que escolheu este título?

AMB - A ideia surgiu de uma entrevista que fiz a um casal – um português e uma senhora goesa – em 2011, que tinham vindo a Goa para celebrar o seu jubileu de ouro. Foi interessante porque o homem era soldado do exército português na época da Libertação e a mulher era de Goa.

Eles casaram-se em 17 de dezembro de 1961, apenas dois dias antes da Libertação. Isso fez-me pensar: e se tivesse sido ao contrário? E assim surgiu a ideia do livro.

O título Colonial Sunset não significa apenas o fim do domínio colonial em Goa, mas há outra história no livro que acontece nos tempos atuais, e isso mostra como as perspectivas entre os goeses mudaram de 1961 até agora; portanto, é também um pôr-do-sol dos preconceitos das pessoas que existiam em 1961. Portanto, é um jogo de palavras 'colonial' e 'pôr-do-sol'.

Porque escolheu a Libertação de Goa como pano de fundo para a sua história?

AMB - Acredito que precisamos entender melhor esse período. A mera história e as suas interpretações não ajudam, é a literatura que facilita esse aprendizado e compreensão.

O meu livro é uma história de Libertação. Pode haver, e haverá, muito mais histórias esperando para serem contadas. Na verdade, tenho a ideia de outra obra ambientada no mesmo período, mas provavelmente não trataria dos acontecimentos de 19 de dezembro de 1961.

Quão difícil foi escrever este livro, que é uma obra de ficção?

AMB - Cada livro tem o seu próprio nível de dificuldade. Este livro exigiu uma pesquisa substancial da época, dos edifícios em Pangim (tal como acontece nesta cidade), da vida social da época e também de como as pessoas reagiriam às situações.

O que me ajudou foi que eu tenho livros sobre esse período em casa e, assim, não precisei ficar muito tempo na biblioteca. Além disso, eu poderia recorrer a lembranças de conversas que tive com pessoas que viveram naquele período, para compreender a vida daquela época.

Por se tratar de ficção, pude tomar algumas liberdades, mas não muitas, pois tive que manter a história o mais próximo possível dos acontecimentos reais.

Quanto tempo levou para escrever este livro? Como se manteve motivado para manter viva a sua centelha criativa?

AMB - Acho que concluí o primeiro rascunho em cerca de 75 dias. Começou então o processo de reescrita – adição e exclusão – que demorou muitos mais meses, e depois, a edição da obra.

Assim, o livro cresceu em extensão e foi enriquecido em conteúdo até atingir a sua forma final. Como estou afastado do jornalismo em tempo integral, consegui terminar o primeiro rascunho em 75 dias, caso contrário teria demorado muito mais.

O que me mantém motivado é que, à medida que escrevo, os personagens começam a ganhar vida e depois começam a falar comigo. Assim, deitado na cama à noite e tentando dormir, um personagem pode dizer que precisa de situações mais desafiadoras, ou pode dizer que o que escrevi não é como ele reagiria a uma situação específica. Eles ganham vida e isso mantém-me a escrever, pois tenho de fazer justiça ao personagem.

Dado que este é o seu sexto livro, já enfrentou algum bloqueio de escritor? Como supera isso?

AMB - Escrevo quando tenho uma história para contar. Não é como se eu tivesse de escrever algo novo quando termino um livro ou conto. Nesse sentido, não enfrentei bloqueio de escritor.

Mas existem tantos temas dentro de Goa sobre os quais se pode escrever. É uma questão de desenvolver a ideia de uma única frase em milhares de frases.

Então, se tem essa ideia e é apaixonado por expandi-la como uma história – conto ou romance – então precisa disciplinar-se para sentar e escrever, e depois reescrever.

Acha que escrever é uma carreira gratificante, visto que nem todos os escritores ganham dinheiro?

AMB - É gratificante e é uma paixão; não é uma carreira.

Algum escritor o inspirou ou há algum escritor específico que admira?

AMB - Fui estimulado por vários escritores. Ruskin Bond é um deles, PG Wodehouse é outro que cresci lendo e ainda adoro reler os seus livros.

Além disso, na minha juventude, eram os escritores de suspense que eu escolhia para ler. Isso mudou mais tarde, e comecei a ler outros autores, incluindo escritores premiados.

Agora, porém, estou a ler muitos autores indianos e de géneros variados. Por exemplo, neste momento, como é época de eleições, tenho escolhido deliberadamente ficção sobre a política e as eleições indianas, e estou a considerá-la muito interessante, pois consigo relacionar o que estou a ler com a vida real.

Mas, em momentos diferentes, houve diferentes géneros e escritores que me interessaram. Por exemplo, quando escrevi Touched by the Toe, era Loyd Douglas e o seu livro The Robe que estava a tocar na minha mente. Abigail Crasto – Goa in “Gomantak Times”



Sem comentários:

Enviar um comentário