Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 23 de abril de 2023

Estrela da tarde









Vamos aprender português, cantando

 

Estrela da tarde

 

Era a tarde mais longa de todas as tardes que me acontecia

eu esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu entardecia

era tarde tão tarde que a boca tardando-lhe o beijo, morria

quando à boca da noite surgiste na tarde, qual rosa tardia

 

Quando nós nos olhamos, tardamos no beijo que a boca pedia

e na tarde ficámos, unidos, ardendo na luz que morria

em nós dois nessa tarde em que tanto tardaste, o Sol amanhecia

era tarde de mais para haver outra noite, para haver outro dia

 

Meu amor, meu amor, minha estrela da tarde

que o luar te amanheça e o meu corpo te guarde

meu amor, meu amor, eu não tenho a certeza

se tu és a alegria ou se és a tristeza

meu amor, meu amor, eu não tenho a certeza

 

Foi a noite mais bela de todas as noites que me adormeceram

dos noturnos silêncios que à noite, de aromas e beijos se encheram

foi a noite em que os nossos dois corpos cansados não adormeceram

e da estrada mais linda da noite, uma festa de fogo fizeram

 

Foram noites e noites que numa só noite nos aconteceram

era o dia da noite de todas as noites que nos precederam

era a noite mais clara daqueles que à noite amando se deram

e entre os braços da noite, de tanto se amarem, vivendo, morreram

 

Meu amor, meu amor, minha estrela da tarde

que o luar te amanheça e o meu corpo te guarde

meu amor, meu amor, eu não tenho a certeza

se tu és a alegria ou se és a tristeza

meu amor, meu amor, eu não tenho a certeza

 

Meu amor, meu amor

eu não tenho a certeza

se tu és a alegria ou se és a tristeza

meu amor, meu amor

eu não tenho a certeza

 

Eu não sei meu amor, se o que digo é ternura, se é riso, se é pranto

é por ti que adormeço, e acordado recordo no canto

essa tarde em que tarde surgiste dum triste e profundo recanto

essa noite em que cedo nasceste despida de mágoa e de espanto

meu amor, nunca é tarde nem cedo para quem se quer tanto

meu amor

 

Mário Lundum – Portugal

 

Composição:

(Letra) José Carlos Ary dos Santos – Portugal

(Música) Fernando Tordo - Portugal
 

Sem comentários:

Enviar um comentário