Faz hoje cem anos que faleceu o atleta olímpico português Francisco Lázaro que na véspera, domingo, 14 de Julho de 1912, tinha participado na corrida da maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Francisco Lázaro nascido a 21 de Janeiro de 1888 em Benfica - Lisboa, aproveitava diariamente o percurso de casa para o emprego e depois o regresso ao lar para se treinar com o objectivo de ser um atleta maratonista.
O percurso era praticamente plano, entre Benfica e o Bairro Alto, com uma pequena subida após Palhavã e Francisco Lázaro rapidamente registou tempos que lhe permitiam sonhar com um excelente resultado na V Olimpíada de Verão a realizar em Estocolmo.
Da comitiva portuguesa faziam parte sete atletas, Armando Cortesão, António Stromp e Francisco Lázaro no atletismo, Joaquim Vital e António Pereira na Luta e Fernando Correia na esgrima que capitaneava a delegação portuguesa, num total de 2407 participantes, de 28 países em 14 modalidades.
Francisco Lázaro, que tinha sido o porta-bandeira no desfile inaugural, decidiu, devido ao calor que fazia na altura, besuntar-se com sebo. Esta decisão foi fatal para Francisco Lázaro que ao quilómetro 29 começou a cambalear e caiu, sendo levado para o hospital onde faleceu no dia seguinte de manhã.
Hoje 75 atletas portuguesas preparam-se para competir na XXX Olimpíada de Londres, num universo de cerca de 10500 atletas de aproximadamente 200 países que vão competir em 26 modalidades. As condições para a prática desportiva são outras e é praticamente impossível um atleta tomar uma decisão, que possa por em risco a sua própria vida. Recordemos hoje Francisco Lázaro. Baía da Lusofonia
Sem comentários:
Enviar um comentário