Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Portugal - Investigação do i3S sobre cancro da mama metastático vence bolsa LPCC/Ausonia

Projeto a desenvolver no quadro do Porto Comprehensive Cancer Center Raquel Seruca visa melhorar o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença metastática


A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em conjunto com a Ausonia, distinguiu recentemente, com uma bolsa de 13.500 euros, um projeto em cancro da mama metastático liderado pela investigadora Joana Paredes, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

O projeto, que será realizado através de uma colaboração entre equipas de investigação do i3S e do IPO-Porto, no contexto do Porto Comprehensive Cancer Center Raquel Seruca (P.CCC), tem como principais objetivos encontrar novas formas de diagnóstico precoce da doença metastática, aplicar terapias personalizadas e conseguir prever recidivas.

Nas biópsias líquidas (sangue) de doentes com cancro da mama avançado e com mau prognóstico encontram-se pequenos agregados de células tumorais circulantes (CTCs), que têm um grande potencial metastático. O isolamento destes agregados a partir do sangue de doentes e o seu estudo aprofundado, torna-se, por isso, absolutamente crucial para investigar a progressão da doença e dar infomação útil para o tratamento personalizado das doentes.

Com este financiamento, explica Joana Paredes, líder do grupo «Cancer Metastasis» do i3S, “pretendemos desenvolver um método confiável e eficaz para a captura e análise de agregados de CTCs em biópsias líquidas de doentes com cancro da mama metastático”. Para isso, acrescenta, “vamos utilizar uma tecnologia de classificação automática de células baseada em imagem, que combina microeletrónica e microfluídica numa plataforma altamente automatizada”.

“O nosso objetivo é desenvolver e otimizar uma pipeline para capturar CTCs (isoladas ou em agregados) de amostras de sangue humano e, posteriormente, avaliar sua adequação para ensaios de caracterização molecular e de alta resolução”, adianta ainda a investigadora.

Esta proposta, sublinha Joana Paredes, “terá um impacto científico, tecnológico e clínico notável: permitirá melhorar a nossa compreensão de como os tumores de mama disseminam e metastatizam, acelerar o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e prognóstico precoce, identificar biomarcadores de agregados de CTCs e estabelecer as bases para encontrar potenciais abordagens terapêuticas inovadoras para os agregados de CTCs”.

Para além da investigadora que lidera o projeto, fazem também parte da equipa as investigadoras do i3S Sofia Fernandes e Bárbara Sousa. Do lado do IPO-Porto, a equipa é constituída por Carmen Jerónimo, diretora do Centro de Investigação do IPO-Porto (CI-IPOP), pela estudante de doutoramento Carina Carvalho Maia e pelo patologista e investigador Nuno Coimbra.

A bolsa atribuída à equipa do i3S foi uma das duas atribuídas no âmbito da 4.º edição das Bolsas de Investigação em Oncologia LPCC/Ausonia Cancro da Mama, uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com o apoio da Ausonia, que visa apoiar e promover projetos de investigação desenvolvidos em Portugal, na área da oncologia em Cancro da Mama. Universidade do Porto - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário