O novo conjunto de eclusas
do Canal do Panamá, que permitirá a passagem de navios de maiores dimensões
pela via interoceânica, passou pelas primeiras provas de funcionamento na
última terça-feira (23 de Junho de 2015), informou o consórcio responsável por construir as estruturas.
Os testes envolvem a
abertura e o fechamento das comportas. As avaliações realizadas na terça-feira
foram feitas nas eclusas de Agua Clara, em Gatún, na província de Colón, no
lado do canal às margens do Oceano Atlântico.
“Hoje (terça-feira,23) foi
concluída, com sucesso, a primeira prova eletromecânica do movimento da comporta
8 na câmara baixa da nova eclusa do setor Atlântico”, informou, em um
comunicado, o consórcio Grupo Unidos Por el Canal (GUPC), contratado para a expansão
do canal. “Estamos orgulhosos dos avanços da obra. As provas seguem conforme o
cronograma estabelecido”, relatou o GUPC.
Para passar pelas
avaliações, as eclusas começaram a ser inundadas. Há duas semanas, essa
operação teve início nas estruturas do lado do Atlântico. Na última
segunda-feira, os trabalhos começaram na região do Pacífico. A fase de testes
irá durar de três a quatro meses em cada eclusa. A primeira prova com a
passagem de um navio será no final do ano ou no começo do próximo.
As obras para a ampliação do
Canal do Panamá começaram em 2007. Elas envolvem a construção de eclusas
maiores, possibilitando a passagem de cargueiros de maiores dimensões. As
estruturas originais, com 33,5 metros de largura e 12,8 metros de profundidade,
permitem a navegação de navios capazes de carregar até 4,4 mil TEU (unidade
equivalente a um contêiner de 20 pés). As novas, com 55 metros de largura e
18,3 metros de profundidade, podem receber embarcações de até 12 mil TEU. In “A
Tribuna” - Brasil
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