Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Cabo Verde - Cheila Delgado lançou o livro de poesia “Poetisa não, por favor”

A escrita sempre foi uma válvula de escape para a santantonense Cheila Delgado, que escreve poemas desde a adolescência. Apesar de não se considerar poetisa, aceitou o desafio de colocar a sua arte em livro


Poetisa não, por favor” é o título do primeiro livro de poesia da santantonense Cheila Delgado. A obra composta por cinquenta páginas foi lançada quinta-feira, 02, na cidade da Praia.

Nasceu na localidade de João Afonso, em Ribeira Grande de Santo Antão, e desde tenra idade enfrentou várias dificuldades, inclusive não conhece a mãe apesar da progenitora estar viva, que segundo diz é um peso que carrega para o resto da vida. “Tive vários desafios no meu percurso, mas aos poucos consegui superar sem muito barulho e holofotes”, conta em entrevista ao Balai.

A escrita sempre foi uma válvula de escape. “Tudo o que vivo, observo e que experiencio tenho sempre o hábito de registar e de escrever de uma forma, digamos assim, mais poética e criativa. Desde a adolescência que gosto de escrever. Fui para a área de letras, fiz Humanística e, mais tarde, enveredei pela área de Comunicação Social, vertente Relações Públicas. Sempre escrevia, mas deixava na gaveta, tanto é que as pessoas me perguntam desde quando escrevo (risos)”, diz e revela que chegou a publicar alguns dos seus poemas numa página de Facebook tendo recebido um bom feedback.

Após vários anos a escrever e a deixar no fundo da gaveta, Cheila Delgado foi recentemente desafiada pela editora JovemTudo Cabo Verde a partilhar a sua arte com o público. “O desafio foi tanto que o título é “Poetisa não, por favor”. Sempre disse que não sou poetisa. (…) Então, esse título também veio dessa negação de ser poetisa. Considero-me uma amante da escrita criativa. Escrevo o que sinto. Acho que a criatividade acaba também por ser a minha fonte no meu dia a dia porque trabalho com Marketing Digital e com conteúdos para as redes sociais no geral das Páginas Amarelas de Cabo Verde, um grupo que exporta conteúdos também para Tanzânia, Quénia, Timor-Leste, Angola e Moçambique”, diz a jovem que trabalha nas Páginas Amarelas desde 2014.

A sua escrita é inspirada em coisas simples, “mas que têm um valor enorme na vida das pessoas”. “Inspiro-me nos desafios que qualquer mulher passa, a minha vivência em Santo Antão, as histórias que a minha avó me contava, as mudanças do que é, por exemplo, a vivência do antigamente e de hoje, o sofrimento, o pôr do sol, a lua, o sol, porque gosto muito da natureza.”

Cheila Delgado já esteve no Brasil, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e o livro expressa essas vivências, bem como de Cabo Verde. “A maioria dos poemas já estava pronta. Há poemas que escrevi quando estava a fazer o meu curso no Brasil em 2008. (…) E esse livro não veio com a preocupação da forma estética do poema, de rimas e de versos, mas uma reflexão sobre questões que vejo no dia a dia, também muita leveza. Questões simples do ser, do amar, do sentir, do estar. E é o que esperamos da apresentação, que seja leve. Não quero nada amassador tanto é que terá um momento descontraído de Slam Poetry com criativos locais”, diz e acrescenta que no ano passado participou pela primeira vez no Spoken Word Cabo Verde. “O significado da palavra e do que ela faz nas pessoas para mim foi o maior ganho que tive em termos de Spoken Word.”

As gravuras do livro são da autoria da ilustradora digital Marly Tavares que segundo a escritora a deixam “mais leve e mais interessante”. “Há também uma imagem que foi cedida pelo artista plástico Tutu Sousa.”

“O livro veio também de quatro simbologias: O tempo que é identificado como ampulheta. (…) O camaleão que tive a audácia de colocar ’camaleoa’, uma palavra que não existe na língua portuguesa. Os traços, a ilustração da capa é uma foto minha de perfil, mas preferi colocá-la em traços porque para mim tudo o que são traços têm um significado. (…) E a pena, para mim é onde sinto em paz, quando tenho uma folha de papel em branco para escrever sem regra/preocupação em vender ou agradar”, diz a escritora que tem um poema intitulado “Parto” no III volume da antologia “Mulheres e seus Destinos”. “Esse convite na verdade é desde a primeira edição. (…) Parto é um poema um pouco picante, crítico e que colocar o dedo na ferida do que são as mazelas de uma mãe que acaba por ter um filho e por criá-lo sozinha”.


“O voluntariado é algo que me completa”

Em 2021, Cheila Delgado integrou a plataforma sem fins lucrativos Geração B-Bright e descobriu uma nova paixão – o voluntariado, algo que lhe trouxe uma satisfação pessoal.

“Tenho feito trabalho de voluntariado desde o TEDxPraia 2021 – Tunuka onde fui coordenadora de comunicação. É uma paixão que sempre tive e que não consegui colocar em prática na sua plenitude. (…) Acho que até ao fim da minha vida tenho que estar de alguma forma a fazer voluntariado porque é algo que me completa. (…) Esse lado de doar para o outro sem esperar nada em troca é algo que me trouxe uma satisfação pessoal. (…) Sei que estou a fazer alguma coisa que tem impacto numa pessoa que talvez não tenha a mesma oportunidade do que eu. E o trouxe como um projeto pessoal também. Este livro não é motivado por questões financeiras, mas o quero aliar a um projeto que é de levar a escrita criativa para as escolas, juntamente, é claro, com a parceria da editora JovemTudo Cabo Verde“, diz e revela que quer ter algo materializado para inspirar outras crianças, mulheres, enfim.

Questionada sobre se pretende continuar a escrever, Cheila não hesita em afirmar que sim. “Vou continuar a escrever sempre, independentemente de lançar ou não. Mas quero principalmente conseguir inspirar outras crianças. O projeto da escrita criativa vai começar na cidade da Praia – na Escola Eugénio Tavares onde estuda o filho de 11 anos – mas quem sabe posso expandi-lo para outras instituições de ensino como, por exemplo, no interior da ilha de Santo Antão.”

O livro “Poetisa não, por favor” foi lançado na passada quinta-feira, 02, no Palácio da Presidência da República. A apresentação da obra que contou com apoio da Caixa Económica de Cabo Verde e das Páginas Amarelas de Cabo Verde esteve a cargo da escritora Vera Duarte. Aline Oliveira – Cabo Verde in “Balai Cabo Verde”




Sem comentários:

Enviar um comentário