terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Moçambique - O Culambissua lança segunda edição de “Génesis” na cidade da Beira

O escritor O Culambissua apresentou, na passada sexta-feira, 05 de Dezembro, na Mediateca do BCI, na cidade da Beira, a segunda edição da sua obra de estreia, a colectânea poética “Génesis”. A sessão contou com a apresentação do poeta Carlos A. Sumaila.


Génesis reúne um conjunto de poemas que exploram, de forma sensível e profunda, as complexidades da existência humana. Com uma voz poética marcada pela autenticidade, o autor percorre temas como o amor, a saudade, a gratidão materna e a ligação afectiva ao bairro que o viu crescer. A obra constrói um mosaico literário em que cada poema se apresenta como um novo recomeço — um verdadeiro “génesis” emocional e reflexivo.

No segundo prefácio, o escritor Satar Henriques define a obra como “uma aventura da vida, da saudade, do amor, da existência e da identidade”, destacando que o livro retrata pessoas que “se perdem nas suas próprias buscas; algumas a viver desenfreadamente, outras petrificadas, incapazes de amar, e ainda aquelas que tentam construir esperança em meio a ciclones”.

Já no primeiro prefácio, o escritor Nasir Oldara Jhons Fortuna sublinha a flexibilidade poética de O Culambissua, afirmando que, ao ler a obra, “percebe-se, de imediato, que o autor é um poeta capaz de transcender os espaços coloridos da dor, paixão e amor que jazem na sua alma grata”. Nasir realça ainda a forma como o autor homenageia a figura materna, reconhecendo nela a base de todos os seus sucessos e a “guerreira protectora” que o acompanha perante os paradoxos da vida.

O Culambissua é pseudónimo de Alex Simango, nascido a 4 de Setembro de 1998 no Bairro da Munhava, Cidade da Beira, onde vive. É técnico aduaneiro pelo Centro de Formação Profissional Young Africa, e estudante finalista do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na Universidade Licungo. É apaixonado pelas artes, literatura em especial; gosta de ler, declamar poesia e, às vezes, aventura-se na prosa.

Carlos Augusto Sumaila é poeta, activista do livro, professor de Inglês, gestor de projectos e empreendedor. Leitor assíduo, é membro do Clube do Livro da Beira e da Liga dos Escuteiros de Moçambique (L.E.M.O). In “Moz Entretenimento” - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário