sábado, 6 de dezembro de 2025

Cabo Verde - Batucadeiras “Nos Herança” assinalam 35 anos com lançamento de videoclipe em que celebram papel central das mulheres na cultura

Fundado em 1990, o grupo foi a primeira associação de Batuku formada em Cabo Verde


Por ocasião da data em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, a Associação de Batucadeiras “Nos Herança” lançou o videoclipe que assinala os 35 anos do grupo.

Segundo comunicado, “a escolha desta efeméride reforça a mensagem de valorização, respeito e empoderamento das mulheres cabo-verdianas — princípios que sempre orientaram o percurso” desta que foi a primeira associação de batuku formada em Cabo Verde.

A associação foi fundada em 25 de Fevereiro de 1990. “Na altura, vinte mulheres rurais da Cidade Velha decidiram unir-se para preservar a música tradicional, fortalecer a identidade cultural e desenvolver ações sociais com impacto directo na comunidade. Este legado de união, resiliência e liderança feminina mantém-se vivo até aos dias de hoje”, avança a associação no comunicado.

“NOS RAIZ” foi a empresa responsável pela produção do videoclipe comemorativo que “presta homenagem às mulheres que, através do Batuku, preservam e renovam uma das expressões culturais mais profundas da identidade cabo-verdiana”.

Segundo a mesma nota, com este lançamento, a Associação de Batucadeiras “Nos Herança” reforça o seu compromisso com a preservação do património imaterial de Cabo Verde, no que reflete ao papel das mulheres na cultura e na promoção da igualdade de género.

De salientar que Marina Vaz é uma das patronas do Grupo “Nôs Herança” e recentemente estreou em Cabo Verde uma curta-metragem que percorre as memórias mais recônditas desta lenda viva do batuko.

As comemorações dos 35 anos do grupo iniciaram em fevereiro passado no Largo do Pelourinho com uma “roda de batuko” em ambiente de terreiro, com vários grupos de batucadeiras da Ilha Santiago. Nádia Pires – Cabo Verde in “Balai Cabo Verde”


Sem comentários:

Enviar um comentário