Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Angola – CF Benguela cresce na carga e nos passageiros

A Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) movimentou este ano 27 mil toneladas de mercadorias diversas e 461 mil passageiros, anunciou no Lobito, Angola, o presidente da empresa.

José Carlos Gomes adiantou que a movimentação de mercadorias registada representou um aumento de 42,4% relativamente à tonelagem de 2014, tendo o número de passageiros representado um acréscimo de 29,7%.

Não obstante estes aumentos, o presidente da CFB reconheceu que a situação financeira da empresa é débil e que continua a depender do Orçamento Geral do Estado para o pagamento de salários e os subsídios.

Carlos Gomes mencionou ainda o facto de a velocidade actualmente atingida pelas composições não ser a mais desejada, estando a empresa a trabalhar no sentido de fazê-la aumentar para 80 a 90 quilómetros por hora.

Os caminhos-de-ferro de Benguela ligam o porto de Lobito à povoação fronteiriça de Luau, na zona oriental de Angola, atravessando as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico. A linha foi totalmente reconstruída pela empresa China Railway Construction Corporation (CRCC), que assegurou  desde a elaboração do projecto à construção física da linha e das 67 estações, além do fornecimento de material circulante, com um custo avaliado em 1,83 mil milhões de dólares. In “Transportes & Negócios” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário